sábado, 21 de março de 2009

OS PIONEIROS: LEONÓRIO E LUTÁRIO

As tribos gálatas que vieram a formar a Galácia foram lideradas por Leonório e Lutário quando de sua travessia da Europa para a Ásia.
Leonório era um dos líderes dos gauleses na invasão da Macedônia e dos países contíguos. Quando o grupo principal de gauleses sob o comando de Breno marchou para o sul da Macedônia e da Grécia (279 a.C.), Leonório e Lutário conduziram um poderoso destacamento de cerca de 20.000 homens para a Trácia, onde eles assolaram o país até às costas do Helesponto, compeliram os Bizantinos a lhes pagar  tributos e se fizeram senhores de Lisimáquia. As ricas costas asiáticas do Helesponto permitiriam-lhes uma perspectiva de enriquecimento; e enquanto Leonório voltou ao Bizâncio para compelir seus habitantes a dar-lhe os meios de transportar as suas tropas à Ásia, Lutário conseguiu capturar alguns navios com os quais ele remanejou as tropas remanescentes sob seu comando através do Helesponto. Abaixo, ilustração de guerreiros gauleses.



Quando os gálatas vieram a Bizâncio e saquearam a maior parte de seu território, os Bizantinos ficaram arruinados pela guerra e pediram ajuda a seus aliados. Estes ajudaram quando puderam e os Heracleus (habitantes de Heraclea Pôntica na Ásia) deram quatro mil peças de ouro aos enviados de Bizâncio. Não muito depois, Nicomedes I, rei da Bitínia na Ásia, fez um pacto com os gálatas que estavam atacando Bizâncio e acordou com eles para que atravessassem para a Ásia; os gálatas haviam intentado cruzar o Helesponto muitas vezes antes, porém sempre haviam falhado, porque os Bizantinos não o permitiam. Em contrapartida, Nicomedes lutava contra seu irmão, Zipoetes II, que ocupava grande parte da Bitínia, e ainda contra o rei selêucida Antíoco I. As condições do pacto eram: os gálatas deviam sempre apoiar a Nicomedes e seus filhos e não deviam entrar em aliança com qualquer outro Estado que os requeresse sem permissão de Nicomedes. Eles deviam ser aliados de seus aliados e inimigos de seus inimigos. Deviam servir sendo aliados dos Bizantinos, se necessário fosse, e dos habitantes de Tio, Heraclea, Calcedônia e Ciero e de alguns outros governantes. Abaixo, em azul, as incursões dos gauleses nos Balãs e sua travessia para a Ásia Menor.
Nestas condições, em 278 a.C., Nicomedes trouxe uma multidão de gálatas à Ásia sob vários líderes, dos quais destacaram-se Leonório e Lutário. Eles mostraram-se aliados poderosos e ajudaram a Nicomedes a assegurar sua soberania sobre toda a Bitínia. Depois eles fizeram excursões de pilhagem por várias partes da Ásia, embora chegassem a sofrer uma derrota para Antíoco I; no entantato derrotar os gálatas era algo tão fabuloso que Antíoco I adotou o epíteto de soter (salvador em grego). Enfim estabeleceram-se numa região central da Anatólia, chamada desde então de pelo nome dos seus conquistadores: Galatia, Galácia. Abaixo, mapa da Galácia, a localização de suas tribos (Tectosages, Trocmios e Tolistobogios) e principais cidades: Ancyra, Pessinus e Tavium.


FONTES:
http://www.ancientlibrary.com/smith-bio/1862.html
http://www.satrapa1.com/articulos/antiguedad/memnon-heraclea/Memnon-texto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário