terça-feira, 7 de abril de 2009

DEJÓTARO II FILADELFO (40 – 30 a.C.)

Filho e sucessor de Dejótaro I. Já antes da morte do seu pai, ele tinha recebido do Senado romano o título de rei, ao qual alguma subvenção do território foi, ao que parece, atada. Quando de uma campanha na Cilícia em 51 a.C., Cícero, acompanhado de seu irmão Quinto, deixou aos cuidados de Dejótaro seu filho e sobrinho. Cícero fala dele e de seu pai em termos de alta consideração em seu legado
literário. Teve seu reino desmantelado pela constante intervenção de Marco Antônio (ao lado) na Ásia favorecendo a outro chefe gálata, Amintas, a quem concedeu territórios na Ásia, inclusive da Galácia de Dejótaro II. Durante a guerra civil romana entre Marco Antônio e César Otávio, Dejótaro II apóia inicialmente o primeiro passando-se para o lado de Otávio, junto com Amintas, pouco antes da batalha de Áccio (31 a.C.) onde as forças de Otávio saíram-se vitoriosas.
Foi sucedido por Amintas que era tetrarca da Licaônia, Pisídia e partes da Cilícia, Frígia e Isáuria, e filho de Brogítaro, falecido rei e tetrarca dos Trocmos, e que já havia sendo favorecido pelo governo romano.

REFERÊNCIAS:
http://ca.wikipedia.org/wiki/Deiotarus_II
http://www.ancientlibrary.com/smith-bio/0961.html
http://www.galloturca.com/galatians_files/chronology.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário